Faça sua
cotação grátis!

Como você prefere o contato

« Voltar

Prêmio do seguro: o que é e como é calculado?

Ao escutar a palavra ‘prêmio’, é normal que haja a associação a alguma recompensa, mas no mundo dos seguros, essa palavra tem um significado diferente do que estamos acostumados. Então, afinal, o que prêmio do seguro significa?

O que é prêmio do seguro?

O prêmio do seguro nada mais é do que o valor que você paga pela sua apólice. Ao contratar um seguro, você está repassando para a seguradora a responsabilidade de arcar com os danos e sinistros que o seu veículo pode sofrer. Em troca de assumir esse risco, a seguradora receberá um prêmio em dinheiro – basicamente, esse dinheiro é o valor a ser pago pela contratação do seguro.

Caso haja atraso no pagamento do seguro, a cobertura será reduzida. Já em casos mais graves, quando o segurado não regulariza o pagamento, o seguro pode ser cancelado –  mas é importante lembrar que isso não acontece de uma hora pra outra, e o segurado é avisado antes.

Como o valor do prêmio é calculado?

O cálculo do prêmio do seguro é feito com base em vários dados, que vão determinar o risco a ser transferido do proprietário para a seguradora:

  • Modelo do veículo;
  • Idade do(s) condutor(es);
  • Trajeto feito na rotina;
  • Se há local para guardar o carro.

Esses são os principais aspectos avaliados, mas vale lembrar que existem formas de economizar na hora de contratar o seu seguro – confira algumas dicas no blog “5 dicas para ter um seguro barato para seu carro”. 

Prêmio do seguro ou indenização? 

Muitas pessoas confundem esses dois termos, mas eles significam coisas diferentes. 

Como explicamos, o prêmio não está relacionado a algo que o segurado irá receber, e sim o valor que a seguradora recebe quando o motorista contrata o seguro do seu carro.

Já a indenização é o valor que o segurado recebe da seguradora ao acionar o seguro, caso haja alguma ocorrência prevista na apólice.

Agora que você conhece melhor o prêmio do seguro, faça uma cotação e garanta a proteção do seu veículo – nosso time está à disposição para ajudar

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Comentários

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments